Como a IoT e a Manutenção Preditiva transformam o setor de Serviços
Saiba como empresas internacionais que aplicam o sistema de manutenção preditiva baseado em IoT têm resultados significativos na operação.
A manutenção preditiva chegou ao setor de serviços para mudar completamente o desempenho dos equipamentos que estruturam esse segmento.
Após quebrar paradigmas nas fábricas com sensores de monitoramento que identificam e preveem possíveis falhas ou mudanças de desempenho dos equipamentos, agora a manutenção preditiva mostra que as companhias prestadoras de serviços também podem se beneficiar da tecnologia, principalmente pela Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things).
IoT e Manutenção Preditiva para serviços
Em nosso país, a implementação destas tecnologias ainda é tímida, seja qual for o setor.
No entanto, um dos principais fornecedores de soluções de gerenciamento de serviços de campo da Califórnia, nos EUA, a ServiceMax, oferece há um ano a plataforma Connected Field Services (CFS).
Trata-se de uma plataforma que consegue conectar toda a estratégia de uma empresa do segmento de serviços, por exemplo. Uma das empresas que hoje utilizam a ferramenta da ServiceMax é a fabricante de equipamentos médicos Medivators.
O fundador, Athani Krishna, depois da implementação da CFS, identificou um aumento de cerca de 80% no número de serviços diagnosticados e corrigidos remotamente.
Isto é, não houve a necessidade da presença do técnico de campo para resolver o problema. “Somos capazes de diagnosticar melhor os problemas e enviar ao cliente um patch de software para consertar o problema", diz Krishna.
Além da mudança drástica na forma de prestar serviços, a CFS fez com que muitos negócios passassem a atuar de forma mais estratégica.
Isto acontece porque toda a empresa está conectada pela IoT, ou seja, possui mais produtividade e eficiência nas operações do dia a dia.
Implementação X estrutura
Pouco importa o tamanho da empresa e, como percebemos com o exemplo da ServiceMax, o tipo de negócio. A manutenção preditiva e a IoT têm potencial para fazer qualquer organização quebrar paradigmas.
Porém, segundo Krishna, nem todos estão prontos para dar o salto imediatamente. Para ele, antes seria necessário um entendimento completo de como os dados afetam os negócios.
"Tomar pequenas medidas é uma tática útil para construir uma estratégia conectada”, ele afirma.
Esse ‘salto’ significa evoluir o modelo de negócio com dezenas de técnicos e processos feitos com caneta e papel.
Você concorda que mergulhar em uma estratégia conectada é um grande salto para qualquer empresa? É importante optar por plataformas que possam automatizar os fluxos e capturar todas as informações e dados digitalmente.
Cases para esclarecer
Os benefícios da manutenção preditiva e IoT que a ferramenta CFS trouxe para a Medivators não ficaram apenas no campo. A fabricante de equipamentos médicos conseguiu também reduzir o tempo médio de registro de relatórios.
Antes de implementar a tecnologia, cada técnico levava cerca de duas semanas para concluir um incidente. Hoje, os mesmos profissionais conseguem fazer esse processo em aproximadamente dois dias.
Depois de transformar a Medivators, uma empresa grande do setor hidráulico dos EUA também implementou manutenção preditiva. Segundo o detentor da CSF, o objetivo é tornar a análise e gerenciamento da Jones & Frank móvel e baseado em nuvem.
Aqui no Brasil, a TechPlus é uma das principais empresas que aplicam um avançado sistema de diagnóstico online. A nossa solução é feita por algoritmos de Inteligência Artificial que aprendem a ler as características de cada máquina.
Ao contrário da maioria dos sistemas, o iMachine garante fácil entendimento sobre como interpretar os dados capturados pelos sensores.
Adotar uma estratégia conectada de manutenção preditiva e IoT não se resume apenas à compra de um produto ou serviço. Trata-se, na verdade, de implementar uma mudança completa no atual modelo de negócios.
"Qualquer um que olhe dessa maneira terá a chance de ter sucesso", finaliza Athani Krishna.
E você, quer conhecer mais sobre as soluções que o sistema iMachine pode trazer para sua empresa? Entre em contato!
Fonte para artigo: Forbes
Comments