5 passos para implantar a manutenção preditiva em sua empresa
Veja como aplicar o conceito de manutenção preditiva em seu negócio pelo caminho mais indicado pela Techplus.
A decisão de implementar um sistema de manutenção preditiva é um passo importante para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Porém, a prática costuma ser mais difícil do que a teoria e muitos empreendedores exitam em algumas fases da implantação deste novo conceito no dia a dia da organização.
Fato é que a mudança trará benefícios como a redução de custos em manutenção de equipamentos e melhor desempenho na linha de produção.
Neste artigo, a Techplus apresenta o passo a passo da implementação da manutenção preditiva em seu negócio. Confira!
Implantação da manutenção preditiva: passo a passo
Passo 1: Equipamentos
Para implementar um novo sistema o primeiro passo é definir qual(is) equipamento(s) serão monitorados.
Para isso são usados sensores que fazem o registro das atividades desenvolvidas por cada máquina.
Após análise baseada no desempenho dos equipamentos, podemos determinar os parâmetros de medição e coleta de dados.
A partir das informações captadas durante determinado período o gestor conhece o tempo médio entre falhas ou de necessidade de reparo nos equipamentos.
Passo 2: Coleta de dados
A tecnologia usada na manutenção preditiva consegue extrair cuidadosamente todos os detalhes sobre as máquinas monitoradas.
A ferramenta iMachine foi desenvolvida para captar variáveis como vibração, temperatura e comportamentos anormais, por exemplo.
Baseada em arquitetura IoT (Internet of Things - Internet das Coisas), os sensores instalados nas máquinas enviam os dados para um servidor em nuvem.
Em seguida os dados são contextualizados e analisados por um algoritmo de Inteligência Artificial, que apresenta previsão de datas para novas falhas em cada máquina.
Passo 3: Equipe
Um dos alicerces para o sucesso da manutenção preditiva é o envolvimento de toda a equipe na aplicação das técnicas.
Para isso, é muito importante o treinamento e orientação adequada para que todas as variáveis sejam detectadas de forma natural pelos colaboradores.
Isto é, é necessário que o profissional que manusear um equipamento tenha conhecimento pleno sobre as técnicas em manutenção preditiva.
Neste caso, podemos sugerir exemplos como análise de vibrações e termografia (temperatura), assim como de óleos lubrificantes nas máquinas.
Passo 4: Etapas
A implantação de um sistema eficaz de manutenção preditiva deve ser feita gradativamente, sem pressa em atingir 100% da produção.
A melhor forma de aplicar a tecnologia nos equipamentos e na operação é observando o sucesso em escalas menores.
Isto significa que cada equipamento deve ser avaliado com atenção para que se possa detectar e mensurar as mudanças.
Por isso, antes de incluir a manutenção preditiva no maquinário das indústrias, comece pelas que apresentam maior índice de falhas, assim como os equipamentos que quebram com frequência elevada.
Passo 5: Metas reais
Aplicar a manutenção preditiva e toda a tecnologia que ela traz para a operação pode vislumbrar qualquer gestor.
Normalmente, ao perceber que a indústria está equipada com as melhores ferramentas, as metas podem acabar ultrapassando a realidade da indústria.
Estabeleça metas que possam ser alcançadas e cuidado com o desestímulo caso elas não sejam atingidas.
Porém, não significa que suas metas devam permanecer as mesmas, pois o efeito de não ter um novo desafio é perder em desempenho.
Conclusão
Com esses cinco passos simples qualquer organização do setor industrial pode aplicar a manutenção preditiva.
A ferramenta iMachine mudará o conceito da sua operação baseado na mais alta tecnologia em projetos de automação industrial.
Além de melhorar a produtividade com a implementação de soluções, a principal vantagem da manutenção preditiva iMachine é gerar valor para seus clientes.
Quer saber mais sobre como podemos lhe ajudar? Clique aqui e confira tudo sobre o sistema do iMachine!
Comments